Blog.

19 de February de 2014

Receita esclarece diferença entre descontos condicionais e incondicionais

Receita esclarece diferença entre descontos condicionais e incondicionais

A Coordenação-Geral de Tributação da Receita Federal esclareceu a diferença entre descontos condicionais e incondicionais para fins de apuração da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) e do IRPJ (Imposto sobre a Renda de Pessoa Jurídica).

O entendimento foi publicado na Solução de Consulta Cosit nº 34, de 21 de novembro de 2013, em resposta à consulta feita por empresa que comercializa equipamentos de informática sobre o tema.

Desconto condicional é aquele que para ser efetivamente concedido depende da ocorrência de fato posterior à emissão de nota fiscal, por exemplo, o pagamento das parcelas no prazo combinado. Segundo a Solução de Consulta Cosit nº 34/2013, estes descontos devem ser registrados como receita financeira para o comprador e despesa financeira para o vendedor.

Por sua vez, o desconto incondicional independe de acontecimentos posteriores, sendo oferecido ao cliente no momento da compra. Segundo a Receita, por configurar uma redução do preço de venda ele não deve ser incluído na receita bruta da pessoa jurídica vendedora nem configurar receita para o adquirente do bem ou serviço, sendo classificado como redutor do custo de aquisição.


Fonte: Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo.

Recent posts
O que é API?
Tudo sobre o PIX: sistema para acabar com TED, DOC e até bandeira de cartão
Descontos e a base de cálculo do ICMS

Ready to start?

Our assistants are trained and ready to take your company to the next level. We would love hear more! We will be in touch with you as soon as possible

Start conversation now >

Ready to start?

Our assistants are trained and ready to take your company to the next level.
We’d love to hear more! We will contact you as soon as possible